terça-feira, 10 de julho de 2012

Atividades do curso Tecnologia na educação -Ensinando e aprendendo com as tics



As tecnologias na sociedade na vida e na escola

As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.
A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida coletava e individual atual.
A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa.  
A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
A principal forma de interação com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direcionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.

A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de atuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos. As TIC têm um papel profundo na educação,alunos,mestres e funcionários procuram cada vez mais acompanhar esse avanço tecnológico.
. Novos objetivos para a educação que emergem uma sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, criticam e interveniente;
.Novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo;
. Novas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento de interfaces entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus, associações de apoio à juventude, entre outros;
. Nova investigação cientifica em desenvolvimento no ensino superior, entre outros.
È indispensável ter presente a utilização das TIC na educação porque estas consistem em escolarizar as atividades que têm lugar na sociedade, procurando adaptarem  seus objetivos.


Postado por Maria do Socorro Silva e Lourival Tavares


 

PORTFÓLIO DO CURSO

                            
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
OFERECIDO PELO E-PROINFO

Nome do cursista: Lourival Tavares
Turma: Água Branca-Paraíba
Tutor:Clésia Maria Gomes Firmino

Segue abaixo as atividades realizadas de 15 de março até dia 12 de junho com data prevista para o encerramento dia 29 de junho.
Curso que tem como tutora a Profª Clésia Maria Gomes Firmino que iniciou os trabalhos com uma apresentação de como seria e o cronograma com datas e outros dados em relação ao curso, em seguida começamos a fazer a atividade 1.1, onde realizei uma reflexão sobre “Quem sou como professor e aprendiz”, essa reflexão foi postada na biblioteca e fórum no site http://www.eproinfo.mec.gov.br/. depois passamos para atividade individual para casa onde realizei a atividade 1.2 uma reflexão sobre a identidade do professor e sobre a nossa própria aprendizagem, baseando na entrevista de Antônio Novoa, e o texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado, essa apresentação foi postado no diário de bordo.
Partimos para atividade 1.3 uma reflexão sobre a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias, baseado no vídeo onde consta a entrevista de Ladislau Dowbor, educação e tecnologia, essa reflexão foi postada no fórum do site da eproinfo.
A atividade 1.4 postada na biblioteca uma apresentação do levantamento das tecnologias existentes na minha escola e dos modos de como são utilizados. A atividade 1.5 postada também na biblioteca, uma pesquisa sobre uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo os conteúdos curriculares no site do Portal do professor já atividade 1.6 foi postada no diário de bordo, fizemos uma observação de como os recursos estão sendo utilizados na nossa prática pedagógica baseando no vídeo "olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia.
A atividade 1.7 postada na opção biblioteca foi realizada uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho com projeto, realizado em nossa escola.
Atividade 1.8 postada também na biblioteca foi uma pequena divulgação dos resultados da analise da pesquisa sobre trabalho por projetos.

Unidade 3: Prática pedagógica e mídias digitais
 Unidade II: Internet hipertexto e hipermídia

A atividade 2.2 postada na biblioteca da plataforma foi de um texto onde relatamos as impressões sobre a experiência de navegação sobre o tema hipertexto no site da Wikipédia. Na atividade 2.3 foi feito uma interação por intermédio do fórum onde o objetivo era conhecer, contribuir e comentar trabalhos dos colegas.
A atividade 2.4 teve como idéia criação de um portfólio, onde serão registradas, ao longo do curso, as atividades que foram e serão realizadas.
Na atividade 2.5 montamos o grupo de trabalho que foi postado no fórum, esta atividade tinha como objetivo mostrar a possibilidade de realização, do que foi proposto, com os recursos de que a escola dispõe e também a interação pedagógica com os outros grupos.
A atividade 2.6 foi à execução da atividade planejada pelo grupo formado na atividade anterior, onde não foi solicitado o registro na plataforma,mas alguns cursistas postaram na bibloiteca,porém muitos postaram no blog criado durante o curso. A atividade 2.7 consistia em registrar digitalmente a experiência que ira integrar o portfólio.
Em relação à atividade 2.8, realizaremos posteriormente a construção de um painel para possível apresentação em encontro presencial, que devido a contratempos administravos não aconteceu. Nas atividades 2.9 A e 2.9 B foi sugerido navegação pela Wikipédia e pelo Wikcionário, com objetivo de conhecermos uma forma de colaboração que pode acontecer no âmbito nacional ou até global, trata-se de ferramentas valiosas que poderão ser utilizadas no processo de ensino de nossos alunos.
E finalmente na atividade 2.10 nos foi orientado a publicação do portfólio.

Unidade III-Prática pedagógica e mídias digitais

Na
atividade 3.1 nos foi orientado que assistíssemos ao vídeo “Saltos no Tempo” do Bloco do Passo, e fizéssemos uma reflexão sobre o sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos e postássemos no diário de bordo.
Atividade 3.2: Conhecendo repositórios de material digital, foi sugerido um passeio por alguns sites na Internet e pelo material que está nos computadores da escola para explorar o que há em forma de vídeos, arquivos de som e de imagem nesses lugares.
Atividade 3.3 e 3.4: Compartilhando descobertas foi sugerido que nos reuníssemos os colegas do Grupo formado na Unidade 2 e apresentassemos uns para os outros os objetos que descobrimos e depois publicássemos, assim como na atividade 3.2, na biblioteca.
Em seguida, realizamos a atividade opcional que se tratava em visitar seguintes sites: Porta Curtas Petrobrás, Youtube ou Google Vídeos, Cineduc, Programa Cine-educação, Kinema, Mnemocine e Beatrix e registrar tanto o que gostou como o que não gostou, com registro no diário de bordo.



Cursista Lourival Tavares com uso das tecnologias

Nenhum comentário:

Postar um comentário